10 Motivos para não usar um forno micro-ondas

10 Motivos para não usar um forno micro-ondas

 

A realidade é que os fornos de micro-ondas desempenham um papel importante quando se chega o momento preparar nossa comida. Embora para muitos é um dispositivo essencial, a verdade é que temos de tomar um cuidado extra quando cozinhamos ou reaquecemos carnes, aves, peixes e ovos.

 

São várias as investigações em relação ao uso deste aparelho tão popular em casas ao redor do mundo, especialmente nas grandes cidades. Estudos têm mostrado que o uso periódico pode provocar grandes danos para a saúde.

 

Eles usam uma forma de energia eletromagnética, incluindo a luz, como as ondas de rádio. Cada forno tem um magnetron, um tubo, onde a radiação chega próximo aos 2450 MHz, o qual interage com as moléculas do alimento. Todas as ondas de energia neste aparelho mudam a polaridade do positivo para negativo em cada um dos ciclos, isto é, milhões de vezes por segundo. Este atrito molecular produz calor, mas também danifica ou destrói os aminoácidos, o que os torna tóxico, convertendo-se em substâncias nocivas ao corpo.

 

Nos alimentos, o uso contínuo de micro-ondas causa: formação de substâncias cancerígenas nas moléculas, redução da biocompatibilidade de nutrientes (vitaminas e minerais); uma perda de entre 60 e 90% da energia; diminuição do valor proteico e a criação de radicais livres.

 

Em primeiro lugar, a água super aquecida, um fenômeno específico neste aparelho. Quando colocamos no micro-ondas uma tigela de água para aquecer, você pode alcançar temperaturas de ebulição, mas sem as "bolhas" tradicionais, de modo que nem sempre percebemos se a água fervida. Em várias ocasiões o recipiente pode explodir por causa da ebulição ao abrir a porta e haver uma mudança de temperatura. Isso pode causar queimaduras graves nas mãos, face, pescoço, etc. Cuidados devem ser tomados quando a água é aquecida, seja para um chá, café, etc., ou um meio líquido como um caldo de carne ou leite.

 

Então, de acordo com várias pesquisas realizadas há muitas boas razões para parar de usar micro-ondas, e damos os 10 principais motivos para que você evite usar tanto o forno micro-ondas:

 

1. Comer continuamente comida processada em um forno de micro-ondas causa danos cerebrais permanentes a longo prazo, devido ao "curto-circuito" de impulsos elétricos no cérebro.

 

2. O corpo humano não pode metabolizar os produtos desconhecidos criados na comida preparada para ser esquentada no forno micro-ondas.

 

3. A produção de hormônios masculinos e femininos fica alterada como resultado de continuamente comer alimentos cozidos no forno.

 

4. Os efeitos da comida de micro-ondas são residuais (permanentes e de longo prazo) dentro do corpo humano.

 

5. Os minerais, vitaminas e nutrientes de todos os alimentos são reduzidos ou alterados e, consequentemente, o corpo humano obtém pouco ou nenhum benefício.

 

6. Os minerais em vegetais são alterados e tornam-se radicais livres cancerígenos quando aquecidos em micro-ondas.

  

7. Os alimentos do micro-ondas causam o crescimento de tumores cancerosos no estômago e intestino. Isto pode explicar os casos cada vez mais frequentes de câncer de cólon em vários países como Estados Unidos, Perú e Brasil.

 

8. O consumo a longo prazo de alimentos aquecidos no micro-ondas, aumenta as células cancerosas no sangue.

 

9. A ingestão de alimentos contínua de micro-ondas causa uma deficiência no sistema imunológico causada por perturbações no gânglio linfático e plasma sanguíneo.

 

10. O consumo de comida de micro-ondas provoca perda de memória, concentração, instabilidade emocional e diminuição da inteligência.

 

De acordo com especialistas, a forma de cozinhar mais ideal é em um forno convencional, porque eles são baratos, têm um ventilador que distribui o calor de forma uniforme e é muito mais seguro; no entanto, você é o único que pode decidir se você quer ficar com o forno de micro-ondas.

 

 


 


Comentários