Como fazer arroz no micro-ondas?

Como fazer arroz no micro-ondas?

 

A maioria das pessoas cozinham o arroz em uma panela comum e tradicional. Se você tiver buscando alguma outra maneira diferente e mais eficiente para preparar uma pequena porção de arroz, considere usar o micro-ondas, pode ser uma boa opção.

 

1. Antes de cozinhar, você pode lavar ou molhar o arroz (isto é opcional). Isto é necessário para alguns tipos de arroz (arroz especialmente castanho, o qual é muito mais duro do que o arroz branco), mas melhora o sabor e a textura da maioria. Para lavar, coloque a quantidade desejada de arroz em um recipiente e encha-o com água fria. Com as mãos limpas agitar o arroz em água. Drená-lo e faz novamente. De molho, coloque a quantidade desejada de arroz em um recipiente e encha-o com água fria. Deixe descansar por trinta minutos e depois escorra.

O arroz é geralmente enriquecido com vitaminas, que pode ser removido durante a lavagem e imersão. No entanto, estes podem não ser necessário se você tem uma dieta saudável e equilibrada.

 

2. Coloque o arroz e a água em uma tigela para micro-ondas. Uma boa proporção é a utilização de duas partes de água para uma parte de arroz (por exemplo, duas xícaras de arroz com quatro copos de água). Você pode experimentar um pouco até chegar a taxa que quiser, dependendo de tão úmido ou seco você come o arroz, a potência do seu micro-ondas, o tamanho e a forma do recipiente, etc.

 

É possível utilizar o caldo de galinha, em vez de água para melhorar o sabor do arroz.

Certifique-se que o recipiente seja grande o suficiente para caber para o arroz que será expandido e também quando a água começar a ferver. Isto significa que o recipiente deve ter quatro vezes o tamanho do volume da água combinada ao arroz.

Há recipientes que são projetados especificamente para cozinhar arroz.

 

3. Opcionalmente, para melhorar o sabor do arroz antes de cozinhar você pode adicionar sal, óleo vegetal, azeite ou manteiga. Uma colher de chá de sal e óleo vegetal, manteiga ou meia colher de chá por xícara de arroz é suficiente.

Uma vez que o arroz estiver cozido, você pode seguir temperando.

 

4. Agite o arroz suavemente com uma colher de madeira de modo que os ingredientes estejam bem combinado. Isto é especialmente importante se você adicionou outros ingredientes a gosto. Todo o tempero basicamente dependerá muito do teu gosto e sua preferência, porém cuidado para não exagerar e acabar deixando muito salgado.

 

5. Cobrir e colocar no micro-ondas e programar o tempo adequado para cozinhar. Aqui estão algumas dicas para se preparar arroz branco no micro-ondas a 700 watts de potência:

 

  • 1/2 xícara de arro, 9 minutos

  • 3/4 xícara de arroz, 12 minutos

  • 1 xícara de arroz, 16 minutos

  • 1 1/4 xícara de arroz, 20 minutos

  • 1 1/2 xícara de arroz, 23 minutos

 

6. Para o arroz integral, é melhor começar com três xícaras de água fervente para cada xícara de arroz, e cozinhe por 25 minutos. É possível ajustar as proporções testando com várias formas e quantidades.

 

7. Deixe o arroz de repousar no micro-ondas durante cinco minutos depois de ter sido desligado. Não abra a porta. O vapor vai completar o processo de cozimento. Você vai ver que os grãos de arroz começam a ser colocado na vertical (como se estivessem dizendo um "Oi").

 

8. Mexa o arroz com um garfo e sirva imediatamente.

 

Não há necessidade de cobrir ou mexer o arroz durante o processo de cozimento. Mas se você insistir em cobri-lo, não deixe que esteja tão fechado porque pressão que é criada é suscetível de fazer o recipiente estourar, quebrando o teu micro-ondas.


 


Comentários