Como surgiram os primeiros Notebooks?

Como surgiram os primeiros Notebooks?

 

Um notebook, vulgarmente conhecido como laptop, é uma versão reduzida de um computador desktop. Mas sua vantagem é que todos os seus componentes são apresentados em uma versão atraente, uma caixa com uma tela digital de fácil transporte. Tipicamente, um Notebook pesa entre 1 e 6 kg., Dependendo do fabricante, os materiais utilizados, e outros fatores que podem influenciar.

 

Geralmente, os notebooks são alimentados por uma bateria e um adaptador AC / DC. Este adaptador carrega a bateria enquanto ao mesmo tempo fornece energia para o computador para que ele possa ser usado. Alguns modelos de notebook tem uma bateria de backup para fornecer energia quando a principal não está disponível ou em lugares onde não há fontes de energia.

 

Como computadores pessoais, notebooks são capazes de fazer o mesmo trabalho que um computador desktop. Atigamente eram menos poderosos (falando em poder de processamento, capacidade de memória para armazenamento, etc) que computadores de mesa que se encontram na mesma categoria de preço. A razão para isto é que a maioria das peças usadas em notebooks são miniaturizados para caber dentro do gabinete do notebook.

 

Os notebooks geralmente têm um display LCD (liquid crystal display) que se fecha em um touchpad (ou trackpad) para um mouse e um teclado. Mas esses mesmos acessórios podem ser conectados externamente se o usuário assim o desejar.

 

Osborne – 1981

O primeiro laptop comercialmente disponível (o nome notebook não era apropriado na época, porque eles eram muito maiores do que as versões disponíveis hoje) foi o Osborne em 1981. Embora muito pesado e com um monitor CRT minúsculo, causou um efeito revolucionário nos setores industriais e de negócios.

 

A possibilidade de poder levar o trabalho para casa teve um impacto enorme. Uma versão melhorada do laptop ou notebook veio em 1983. O laptop fabricado pela Compaq foi o primeiro produto tecnológico da marca e foi uma versão de computador popularmente conhecido como um computador pessoal da IBM. Ele teve um sucesso ainda maior do que notebooks anteriores.

 

GRiD Compass 1101

Esse foi o primeiro notebook lançado em 1982 por Bill Moggridge. Foi lançado o formato de notebook em que o monitor LCD se fecha sobre o teclado. O notebook veio dentro de um gabinete de magnésio, e poderia funcionar com baterias.

 

Os primeiros notebooks comerciais de sucesso eram séries de Supersport da Zenith Data Systems (ZDS), que competiu com várias outras empresas, como a IBM, Toshiba e Compaq para fechar um acordo com a Força Aérea dos Estados Unidos para um contrato de fornecimento de 200.000 unidades, em 1987. Isso fez com que o laptop se tornasse popular e penetrasse nos negócios, com cada vez mais consumidores comuns.

 

Problemas com o notebook

Embora o computador portátil parece ser o poderoso gênio móvel dos nossos tempos, tem suas falhas. Os principais estão listados abaixo:

 

 

Peças frágeis:

Os componentes de um notebook são componentes miniaturizados de um computador desktop, e, portanto, são muito frágeis. O processo de miniaturização também afeta a diferença de preço de um notebook de um computador desktop.

 

Durabilidade:

A mobilidade desses equipamentos faz com que a estrutura do componente integrado dos notebooks seja mais propensas a choques e danos físicos que um computador de mesa. E o pior é que o valor de uma nova tela LCD ou uma placa-mãe danificado exceder o valor de todo o equipamento que você possui.

 

Performance:

Geralmente, os PCs desktop são máquinas de alto desempenho se comparado com os notebooks de mesmo preço. Embora esta situação mudou com o avanço da tecnologia, a diferença é perceptível. Embora reconhecendo que o valor de um notebook não é tanto pelo desempenho senão pela mobilidade.

 

Depois de tudo isso, é fácil ver que os notebooks são ainda hoje uma novidade. Novidade que faz com que a era dos PCs desktop esteja caminhando ao fim.


 


Comentários