Quem inventou e quando o Celular foi criado?

Quem inventou e quando o Celular foi criado?

 

Martin Cooper pode não ser um nome familiar, mas a sua invenção é conhecida por mais da metade da população do mundo, pois a maioria tem um telefone celular.

 

O conceito de um telefone portátil estava em seu cérebro desde que era uma criança e, com a ajuda de uma equipe da Motorola, o primeiro telefone móvel celular nasceu em 1973. Ele pesava mais de dois quilos.

 

Quando ele parou em uma rua de Nova York, ele fez sua primeira chamada com o telefone a partir de um protótipo do aparelho celular, não poderia ter sido capaz de conceber o sucesso que alcançaria sua invenção.

 

Hoje a indústria de telecomunicações se espalhou por todo o mundo, o desenvolvimento de uma grande coleção de tecnologias móveis.

 

Cooper, 81, contou em uma entrevista a um programa de TV que para produzir o primeiro celular da Motorola custou o equivalente a um milhão de dólares hoje.

 

"Tivemos que fechar praticamente todas as atividades de engenharia e colocar toda a nossa empresa para se trabalhar no telefone e infra-estrutura para fazê-lo funcionar", disse o americano.

 

"Mesmo em 1983, um celular custava cerca de US $ 4.000, o que seria o equivalente a mais de US $ 6.500 hoje."

 

Cooper disse que sua equipe enfrentou o desafio de ajustar milhares de peças em um pequeno telefone pela primeira vez. "Os designers industriais fizeram um grande trabalho, mas uma vez que os engenheiros tinham produzido o primeiro celular, tínhamos um dispositivo que pesava mais de um quilo e meio."

 

"Uma parte muito substancial do primeiro telefone foi a bateria que pesava quatro ou cinco vezes a de um celular atual", diz Cooper.

 

A vida da bateria era de 20 minutos, mas depois esse não era um grande problema, porque você não poderia segurar o telefone por tanto tempo” – Martin Cooper, inventor do celular

 

Uma vez que começaram a produzir os celulares, o principal obstáculo foi a adaptação da pequena infra-estrutura para realizar chamadas.

"O grande desafio era criar uma rede que, em seguida, só precisava de três megahertz de espectro, equivalentes aos utilizados por cinco canais de televisão para transmitir em todo o mundo", disse Cooper.

 

Objetivo de trazer liberdade

Cooper e sua equipe sonhava com o dia em que todos pudessem ter seu celular.

"Na verdade, nós brincávamos dizendo que no futuro, quando alguém nascesse seria atribuído um número de telefone celular e, se não responder, você estava morto."

 

Ele ainda comenta que ele e sua equipe não tinham ideia de que apenas 35 anos depois, mais de metade das pessoas na Terra teriam telefones celulares e que seria utilizado como presente em dias especiais como aniversários.

Os Headphones foram originalmente produzidos para ajudar os médicos e enfermeiros para melhorar suas comunicações.

 

"Esperávamos que os telefones pudessem trazer liberdade e segurança aos seus usuários, mas as implicações sociais que teriam era algo que nos faltava” declarou o inventor.

 

Eles não tinham idéia de que coisas como o Facebook ou o Twitter, e todos esses conceitos ocorreriam.

 

Uma nova geração dos chamados smartphones têm revolucionado a indústria móvel e mudou completamente a forma como as pessoas usam o telefone.

 

Enquanto a tecnologia dos celulares já atinge sua quarta geração, com novas aplicações para descobrir, o inventor do dispositivo diz que "o futuro da telefonia móvel vai melhorar a vida das pessoas. A coisa mais importante, na minha opinião, será a oportunidade de ir revolucionando a área da saúde ", acrescentou.

 

Cooper trouxe sua visão futurista: "O celular a longo prazo, será algo que virá sob a nossa pele, sob o ouvido, juntamente com um computador poderoso que é realmente será o seu companheiro."


 


Comentários